quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Playlist!


Se vc tivesse uma playlist pra ilustrar a sua vida, qual seria? Pra mim, é punk escolher uma música só, na verdade acho que pra todo mundo, né? Escolher música é igual a escolher o filho favorito, isto é, não dá! Pois, cada momento remete a uma playlist diferente. Quer ver? Uma tarde de verão, na praia, ao som de "Meu Esquema" (Mundo Livre S/A). E as lembranças da infância? Nos momentos com minha mãe "Águas de Março" (Tom Jobim) e "João e Maria" (Chico Buarque). Com meu pai "Love Me Do" e "O-bla-di O-bla-da (ambas dos Beatles). Meu irmão me apresentou o meu xodó, Legião Urbana, Lulu Santos e toda a turma que fazia rock no Brasil nos anos 80. Vamos falar de romance? Para os amores que deram certo: "Mais Uma Vez" (Jota Quest), "Head Over Feet" (Alanis Morissette), "Is This Love" (Bob Marley), "Vejo Flores Em Você" (Ira), e "Frisson" (Tunai). Para os amores que não deram certo: "Boys don’t cry" (The Cure), Cryn' (Aerosmith), November Rain (Guns N ' Roses), Gota D'água (Chico Buarque) e "Que Pena" (Jorge Ben). E os momentos "sem noção" com os amigos? Ah pára tudo! "Mr. Jones" (Counting Crows), Beautiful Day (U2), "Não Quero Dinheiro" (Tim Maia) e "Born To Be Wild" (Steppenwolf). Nossa! São tantas músicas que mexem comigo que chegam a me causar euforia! Um vinho combina com Lauryn Hill (versão acústica), Norah Jones, Ayo, Diana Krall e pq não Marcela Mangabeira? Um papo fica bom com Seu Jorge. De madrugada, John Coltrane, Ella Fitzgerald. Momentos reflexivos combinados com ironia, Amy Winehouse cai superbem. Rock internacional faz bastante a minha cabeça. Mas, a MPB é a minha paixão! É ela quem me toca profundamente - "Preciso Me Encontrar" (Cartola), "Beija Eu" (Marisa Monte), "Bom Senso" (Tim Maia), "Pétalas" (Djavan), "Duas Cores" (Mombojó), "Um Certo Alguém" (Lulu Santos), "Pra Rua Me Levar" (Ana Carolina), "Hoje Eu Quero Sair Só" (Lenine), - (IMPOSSÍVEL CITAR APENAS UMA) - "Grand Hotel" (Kid Abelha), "A Estrada" (Cidade Negra), "Emoções" (Roberto Carlos), "A Cidade" (Chico Science) Milton Nascimento, Gilberto Gil, Cássia Eller, Casuarina, Nando Reis, Arlindo Cruz, Noel Rosa, Elizeth Cardoso, Skank, etc. Definitivamente, deveria ter uma playlist para cada situação. Na verdade, tem! Mas, seria ideal se todos a escutassem. seria ideal se ela não causasse essa sensação apenas em mim, se não tocasse apenas a mim! Entendeu? :-)

3 comentários:

  1. Na verdade a essência da música é a que nos toca mais profundamente - e invade e acende - o som incandescente que queima avança/ apaga e apega corta o mal e deixa alastrar boníssimos momentos ao ecoar ... enfim, de que adianta uma lista de gosto variado e duvidoso se não preparam os ouvidos da'lma e se esquecem de ouvir os lamentos do atabaque que se resume a tocar o clássico carinhoso? Att. Tito Mineiro

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!!!
    Mas e as musicas do casuarina amiga??? esqueceu??? Nao pode!

    ResponderExcluir
  3. tantas lembranças!!! adorei o texto!

    ResponderExcluir