terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre o voto consciente

Em tempos de eleições diretas, é oportuna a seguinte pergunta: é possível exercer o chamado voto consciente? A resposta, em linhas gerais, é sim! O voto consciente é aquele que é direcionado ao candidato ou à candidata que julgamos ser @ melhor para governar e legislar em prol de todos os votantes. Para muitos, na atual conjuntura, o voto consciente é aquele que é direcionado ao menos ruim e não ao melhor. Independentemente de suas peculiaridades, o voto consciente, ou de qualquer outra natureza, é, sim, um ato de exercício da cidadania.

Por mais difícil e complexo que seja o quadro de representantes exposto para nossa escolha, o voto é fundamental para o fortalecimento de qualquer democracia. Décadas de regime militar privaram os brasileiros deste direito. O movimento público pelas Diretas Já foi um marco histórico na história republicana brasileira. Neste contexto, a pregação em prol do voto nulo ou voto em branco é mais uma manifestação de revolta ou indignação do que de consciência cívica.

As eleições para cargos públicos mexem com o cotidiano das pessoas. É um tempo em que diferenças vêm à tona, contradições são exploradas, falhas são mencionadas, conquistas são relatadas, alianças políticas são costuradas e desavenças são praticadas. Neste emaranhado de acontecimentos, a população se vê em meio a um bombardeio de coisas boas e ruins.

Apesar de tudo isso, ter o direito de escolher os nossos representantes foi uma das maiores conquistas democráticas conseguidas. Qualquer democracia do mundo não pode se furtar desta condição. Eu sei que muitos brasileiros são contra a obrigatoriedade do voto. Tudo bem! Não vamos entrar em uma interminável polêmica. No entanto, quem não escolhe ou não tem o direito de escolher não pode cobrar com legitimidade o seu representante. O cerceamento deste direito é um ato contra qualquer princípio democrático.

Bom, voltando ao foco central desse post, o voto consciente precisa ser exercido, de fato e com os pés no chão. Não se vota com consciência sob influência de terceiros. A consciência, neste caso, tem que ser individual. A grande responsabilidade cabe a cada eleitor. A cidadania só é legitimada pelo voto direto à medida que o eleitor não seja influenciado por postulantes a cargos públicos que fazem do pleito eleitoral um momento de exercer a sua arrogância e a sua vontade de satisfação privada estimulada pelo poder e pela influência negativa que, via de regra, são itens presentes em boa parte das candidaturas existentes em várias localidades brasileiras.

Por fim, quero manifestar o meu apoio as pessoas que, como eu, têm a consciência da importância de se votar com segurança e conscientemente. Mesmo sabendo que esta é uma tarefa complicada, não podemos nos furtar deste direito que nos foi concedido depois de várias manifestações e reinvidicações da própria sociedade. Votar é preciso, mas, de preferência, com consciência!
http://www.culturatura.com.br/artigos/paulo.voto.htm


O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
 Bertolt Brecht

Um comentário:

  1. A clássica consciência já teve um rótulo marxista na teoria da CONSCIÊNCIA DE CLASSE o momento do choque em que o trabalhador adquire sua posição no mercado capitalista ... é a mão que produz lucro e riqueza alheia... mas, é um momento sublime onde o operário adquire a terceira visão do olho que tudo vê e sabe que pode crescer e autoproduzir seu espírito com a consciência perfeita de seus atos e atitudes de forma sempre coletiva.
    Após o esboço acadêmico que me forçaste a reviver em momentos de evolução da concepção - por certo, se afastar de algo tão importante como uma eleição é tb. um certo grau de ALIENAÇÃO (conceito mui embora marxista - merece reflexão num contexto democrático).
    Ninguém é alienado por que deseja ser, amiga ... O SER HUMANO transformado em alienígena em seu próprio planeta... e prefere viajar em outras galáxias no rabo do cometa ... que parar quieto em oração na hora da novela = bíblia do capeta. Analfabetizar é o lema de programas orquestrados mundialmente para melhor dirigir o que tá mau direcionado e de má intenção que se vê todos os dias o céu nublado - como prostituta das provas (e sem querer discriminar , mas, no sentido de não ser considerada uma profissão - embora exista como tal em uma das mais velhas) - a política é dessas prostitutas que só são valorizadas quando se tem Tesão como testemunhamos todos os dias... os mesmos que beijam Ave Maria outro lado se negam a dar um bom dia, um aperto de mão ou um trocado qualquer para àquele pedinte desgraçado , que Deus ousou colocá-lo da cor de "pixe" - que ousa comer restos de porco - que conversa sozinho com seus Orisàs - que não elege seu povo por negar em espelho aquilo que encravado como pentelho incomoda mas, não é transformado - pois, menosprezam sua cultura e exaltam a filha branca dos outros na fila da rua como sendo sua a História do outro que lhe foi empurrada. Exigir mudança sem eleger os nossos é o mesmo que andar como curupira - ou sobrevivermos em tom folcrórico ou exótico de TIRICA À RORIZ ao negrinho de chapéu vermelho que pula de uma perna só - não podemos calçar os que sempre andaram de pés descalços que não apreciaram um dia o valor de um sapato velho qualquer nem o poder de saber votar e dar um nó no bikini surrado de sua mulher... se não sonharmos que é possível se formar um Mestre-Doutor quando soubermos que somos irmãos de uma mesma causa igualitária ... sem se incomodar com outros que te acham otária - ensinando e mostrando os caminhos que te condecoraram em medalha de bronze , pois, podemos ainda acreditar na política dos homens desde que possamos instruir e inclui-los como saída em nossos objetivos finais : Ir à guerra rejeitar a utópica paz. Att. Anônimo Tito Mineiro...

    ResponderExcluir