quinta-feira, 22 de julho de 2010

EIR

Dia 20/julho/2010, dia da Amizade e dia memorável pra mim. Estava em Brasília, no Palácio Itamaraty, com minha mãe e irmã assistindo o Presidente Lula sancionar o Estatuto da Igualdade Racial. Foi um momento ímpar que ficará para sempre guardado em minha memória.

Hoje estava explicando (de forma romântica) para minha sobrinha que tem 9 anos o que significou estar em Brasília antes de ontem. Eu disse à ela que somos todos filhos de Deus, logo, todos irmãos, por isso devemos ser tratados com igualdade. Aí ela me indagou: "- Ô tia se somos todos irmãos, pq precisamos de uma lei pra isso?". Respondi dizendo que nem todos os irmãos entendem essa coisa tão fácil, por isso uma lei para garantir que todos tenham direitos e oportunidades iguais. É, eu sei q é uma forma muito superficial para tratar o assunto, mas foi o que me veio a cabeça no momento.

Fato é que apesar do EIR não conter tudo que pleiteamos e construímos enquanto Movimento Negro nesses anos todos, ele taí com as nossas reivindicações e soluções para a sociedade ficar um pouco mais justa. É uma vitória que vai beneficiar muitos irmãos.

O EIR é o resultado de uma luta coletiva. Me sinto feliz por fazer parte dessa construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário